Autor Roberto Ternes Arrial
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
O autor professor Roberto Temes Arrial Aborda o tema sexo de um modo natural, fazendo com que os alunos se sintam a vontade em participar e contribuir com a aula.
Nesta aula se utiliza como recurso o laboratório de informática, trazendo vídeos que levam os alunos a reflexão sobre um assunto tão delicado.
Formando grupos, os alunos podem assistir o vídeo que foi previamente selecionado pelo professor e discutir com os colegas sobre os sub-temas como, por exemplo, sexo seguro, sexo para procriação, sexo em outras espécies e fertilização in vitro. E apresentar para turma em forma de exposição tudo que conseguiram assimilar.
O aluno poderá aprender com esta aula
• Analisar de que modo diferentes fontes tratam o tema “sexo” e, classificar os diferentes enfoques encontrados; • Diferenciar a moral construída pela sociedade e pela mídia de conceitos com significação biológica absoluta, independente de cultura; • Produzir relatos orais argumentativos a respeito da visão existente sobre sexo; • Escolher medidas que representem cuidados com o próprio corpo e promovam a saúde sexual e reprodutiva dos indivíduos; • Conhecer mais sobre seu próprio corpo para formação da auto-estima; • Desenvolver comportamentos de respeito ao próprio corpo e aos dos outros; • Conviver com a sexualidade humana sem preconceitos.
Avaliação
Como não há material escrito produzido em sala, o professor deve estar atento para desenvoltura dos alunos nas atividades em grupo e nas discussões. Alguns pontos que devem ser observados para avaliação: 1. Alguns alunos podem se sentir mais à vontade para discutir com seu grupo, mas são muito tímidos para apresentar para a sala inteira; 2. O amadurecimento da discussão observado na exposição da atividade 1 em comparação com a atividade 2 pode servir como alvo de avaliação; 3. Também alvo de avaliação pode ser a argumentação que um grupo faz ao discutir a respeito da apresentação dos demais grupos; 4. A argumentação e organização de idéias para justificar a classificação dos temas também permitem avaliação. 5. Não avalie negativamente um aluno com muitos conceitos errados. Avalie, ao invés disso, a defesa de seus argumentos, e sua flexibilidade ao aprender a partir da discussão de seus argumentos com seus colegas.
No ensino médio é difícil se dar uma aula sobre sexo para adolescentes que pensam que sabem de tudo e te acham “careta” para este assunto, e com esta aula bem elaborada fica mais fácil desenvolver um trabalho de conscientização fazendo com que os próprios alunos busquem e falem sobre o que foi proposto.
Nesta aula se utiliza como recurso o laboratório de informática, trazendo vídeos que levam os alunos a reflexão sobre um assunto tão delicado.
Formando grupos, os alunos podem assistir o vídeo que foi previamente selecionado pelo professor e discutir com os colegas sobre os sub-temas como, por exemplo, sexo seguro, sexo para procriação, sexo em outras espécies e fertilização in vitro. E apresentar para turma em forma de exposição tudo que conseguiram assimilar.
O aluno poderá aprender com esta aula
• Analisar de que modo diferentes fontes tratam o tema “sexo” e, classificar os diferentes enfoques encontrados; • Diferenciar a moral construída pela sociedade e pela mídia de conceitos com significação biológica absoluta, independente de cultura; • Produzir relatos orais argumentativos a respeito da visão existente sobre sexo; • Escolher medidas que representem cuidados com o próprio corpo e promovam a saúde sexual e reprodutiva dos indivíduos; • Conhecer mais sobre seu próprio corpo para formação da auto-estima; • Desenvolver comportamentos de respeito ao próprio corpo e aos dos outros; • Conviver com a sexualidade humana sem preconceitos.
Avaliação
Como não há material escrito produzido em sala, o professor deve estar atento para desenvoltura dos alunos nas atividades em grupo e nas discussões. Alguns pontos que devem ser observados para avaliação: 1. Alguns alunos podem se sentir mais à vontade para discutir com seu grupo, mas são muito tímidos para apresentar para a sala inteira; 2. O amadurecimento da discussão observado na exposição da atividade 1 em comparação com a atividade 2 pode servir como alvo de avaliação; 3. Também alvo de avaliação pode ser a argumentação que um grupo faz ao discutir a respeito da apresentação dos demais grupos; 4. A argumentação e organização de idéias para justificar a classificação dos temas também permitem avaliação. 5. Não avalie negativamente um aluno com muitos conceitos errados. Avalie, ao invés disso, a defesa de seus argumentos, e sua flexibilidade ao aprender a partir da discussão de seus argumentos com seus colegas.
No ensino médio é difícil se dar uma aula sobre sexo para adolescentes que pensam que sabem de tudo e te acham “careta” para este assunto, e com esta aula bem elaborada fica mais fácil desenvolver um trabalho de conscientização fazendo com que os próprios alunos busquem e falem sobre o que foi proposto.
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